Visitas

Website counter

sábado, 3 de março de 2012

. Factores que explicam o conformismo



Depois de várias experiências e muitas discussões com os participantes nessas mesmas experiências, Asch chegou à conclusão que existem 5 factores, pelo menos, que geram e explicam o conformismo social:






1. A unanimidade do grupo: o conformismo é maior nos grupos em que há unanimidade. Basta que exista um elemento aliado no grupo que partilhe uma opinião diferente para os efeitos do conformismo serem menores. Se, além de mim, houver mais alguém que não gostou de um filme aplaudido pela maioria, hesito menos em avançar com a minha opinião.






2. A natureza da resposta: o conformismo aumenta quando a resposta é dada publicamente; a resistência à aceitação da resposta da maioria é maior quando a privacidade é assegurada. Daí a vantagem, por exemplo, do secretismo no voto.






3. A ambiguidade da situação: a pressão do grupo aumenta quando não estamos seguros do que é correto. Quando estamos num meio que não conhecemos, gera-se a dúvida e a desconfiança, o que favorece o conformismo.






4. A importância do grupo: quanto mais atrativo for o grupo para a pessoa, maior é a probabilidade de ela se conformar.






5. A auto-estima: as pessoas com auto-estima menos elevada confiam menos nos seus juízos e opiniões, tendem a adotar o mesmo comportamento e as atitudes que os outros elementos do grupo adotam.

Sem comentários:

Enviar um comentário