Visitas

Website counter

sábado, 3 de março de 2012

. Influência Social: o Conformismo



Já aconteceu a todos: às vezes reconhecemos que não emitimos a nossa opinião sobre um assunto ou acontecimento, de modo a não criar atritos com os outros. Por exemplo, quando vemos um filme que não apreciámos e ficamos em silêncio, mantendo privada a nossa opinião discordante da maioria. Quando isso acontece, diz-se que nos conformámos.



O conformismo é uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou as suas atitudes por efeito da pressão do grupo. Ou seja, é uma forma de interaçãom um processo de influência inerente ao funcionamento dos grupos. Estes, para se manterem, têm de se reger por normas que devem ser aceites pelos seus membros. A coesão do grupo depende dessa aceitação, daí que sejam exercidas influências e pressões nesse sentido.



As razões que levam uma pessoa a conformar-se são as mesmas que a levam a fazer parte de grupos: a necessidade de ser aceite e de interagir com os outros. Ainda assim, como veremos, há circunstâncias em que o conformismo, quando é excessivo e cego, pode conduzir a consequências muito negativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário